Flag Counter

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Uma dica final não menos importante: faz exercício, é uma das melhores formas de aliviar o stress e ficar relaxado.
Sê realista. Em situações fora do controlo, ou que não são assim tão importantes, deixa de te preocupar com isso. É mais fácil falar do que fazer? Faz! Ficar stressado por si só não vai fazer com que a situação se resolva, é preciso agir. E agir de forma realista é a melhor forma de o fazer. Se continuas a sentir stress porque mesmo com um grande esforço nunca consegues fazer os passos depressa o suficente, então é altura de começares a definir outras metas com expectativas mais baixas. Se isso não é possível, então a situação escapa ao teu controlo.





Identifica a causa do stress. Muitas vezes estamos stressados sem perceber porquê. Aquele idiota tratou-te mal no trânsito, ou estás stressado com a apresentação que tens de fazer esta tarde ao chefe? Enquanto não souberes a causa, não conseguirás superá-la.


Dormir bem
Oito horas é o mínimo que devemos dormir para recuperar forças, o sono reequilibra a mente e o organismo.


À noite deve comer-se pouco
O gasto de energia é mínimo à noite, quando está a dormir, pelo que não faz sentido que tome refeições fartas quando vai dormir, tudo o que comer será absorbido pelo corpo. Ao jantar o ideal é optar por uma refeição leve, como uma sopa, uma tosta ou um copo de leite.
Cortar nos doces
Para quantas pessoas é que a vida tem mais encanto devido àquela recompensa de chocolate, taça de sobremesa ou fatias de bolo? Infelizmente, não é possível emagrecer se continuar a ingerir doces, o que não quer dizer que não posso comer uma pequeníssima goloseima diariamente, como uma bolacha ou um quadradinho de chocolate.
Os suplementos vitamínicos são importantes
É muito importante garantir níveis diários de vitamínas e minerais, principalmente se for daquelas pessoas que tem uma alimentação pobre em frutas e legumes. Nesse caso, é obrigatório que tome um suplemente vitamínico sempre que se sentir cansado. Pelo menos tem sempre a garantia de que mal não faz.




Comer poucas vezes, muitas vezes ao dia
Quantas vezes passou o dia todo sem comer nada e, depois, chega a casa e ataca a despensa? Sempre que o corpo fica sem comer este sente uma privação, o que leva a que da próxima vez que ingerir alimentas estes sejam absorvidos na totalidade, porque o organismo tem receio de voltar a passar por outro período de privação. O ideal é comer pequenas quantidades muitas vezes ao dia. A regra mais utilizada é a de nunca estar mais de três horas sem fazer uma refeição leve.
As bebidas álcoolicas devem ficar para dias festivos
O álcool, com excepção do vinho tinto (pode tomar um copo à refeição!), não trás benefícios ao organismo, pois contém as chamadas valorias “vazias”, que não alimentam e engordam.

Os intestinos devem trabalhar bem
Uma das hipóteses que ajuda a explicar o excesso de peso o desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino. De acordo com inúmeros estudos obesos possuem mais bactérias inapropriadas no intestino e estas extraem mais energia dos alimentos, o que leva a que as pessoas comam mais. Para que a barriga funcione como um relógio, deve consumir-se alimentos ricos em fibra: fruta, legumes, cereais e pão integral.





Fazer exercício
É impossível perder peso se não forem gastas mais calorias do que as que são ingeridas. Isto não implica que comece a correr 10 km por dia, mas é importante que comece a andar mais a pé, ignorar os elevadores e preferir as escadas, dançar enquanto aspira ou inscrever-se na natação ao fim-de-semana. O exercício é ainda bom para que tonificar os músculos, o que faz com que tenha um aspecto elegante e tonificado. A solução ideal: uma caminha diária de 30 minutos.
O pequeno-almoço deve ser forte
Comer bem de manhã é um dos passos mais importantes para emagrecer. Costuma beber café e acompanhar com um bolo? Então é preciso mudar imediatamente, tudo o que se come ao acordar será bem digerido o que faz com que terá energia para o resto do dia. Deve ser muito completo: tomar fruta ou sumo natural, leite ou iogurte, hidratos de carbono (pão, cereais) e um pouco de proteínas (fiambre de peru ou frango, queijo).
Travar o envelhecimento
O exercício pode ser a arma mais eficaz contra o envelhecimento, manter-se ativo pode ser o segredo para permanecer jovem. Investigadores da Universidade de McMaster no Canadá descobriram que o exercício de endurance podem travar o processo de envelhecimento.
A boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a fazer exercício. Estudos têm mostrado que mesmo aqueles que passam muito tempo no sedentarismo ainda podem colher os benefícios do exercício , ganhando energia, mobilidade e promoção de órgãos saudáveis.
Os benefícios do Sexo
Como seres humanos, o sexo é bom para nós. A sexualidade está intimamente relacionada com a saúde em geral, a felicidade e o sentido de bem estar. Inclusivamente, já se mostrou que a satisfação com a vida sexual é um excelente indicar da satisfação da vida como um todo! Medicamente, está ainda comprovado que o risco de mortalidade em homens com muito sexo é 50% menor do que nos homens com pouca frequência sexual.
A importância do sexo ultrapassa as barreiras do físico e entra na esfera psicológica, vivendo na nossa cabeça e fazendo milagres pela saúde da mente. Entre os efeitos mais importantes, encontra-se um aumento de auto-estima das pessoas que praticam sexo, um efeito anti-stress e de libertar a tensão, bem como um aumento das capacidades mentais. Além disto, contribui ainda para melhorar as relações sociais, porque o primeiro passo para nos relacionarmos bem com os outros é sentirmo-nos bem com nós próprios. Havendo menos lugares para frustações, estamos mais abertos ao mundo exterior.
Sê selectivo
Tendo em conta que a relação tem de ter algum propósito ou destino, é fundamental que se seja selecctivo. Isto não significa que és melhor que os oturos, apenas que podes percorrer diferentes caminhos e que não se pode ter aquilo que se quer na vida se ambos tiverem rumos diferentes. Nunca comeces uma relação com pessoas aborrecidas, desleixadas, invejosas ou amarguradas. Apesar de muitas vezes parecer que tudo dará certa, estas relações acabam sempre por nos magoar porque não colocámos em perspectiva o futuro da relação. Magoam-nos vezes e vezes sem conta. A grande maioria das vezes quem tem estas características será incapaz de te amor, tratar de ti e fortalecer-te. Acaba a relação agora, ou nunca a comeces!
Onde te vai levar o relacionamento?
É sempre preciso ter em conta que qualquer relação vai levar-te a algum lado e determinar como será a tua vida em geral. Não é boa ideia andar com pessoas falhadas, a maioria dos casamentos com falhados acaba com o parceiro a passar a vida a sentir pena deles. Relembra-te que a vida é feita de escolhas e tu tens poder sobre isso. Cada pessoa encontra-se numa posição devido às escolhas que fez na vida.
O que quer a outra pessoa de ti? Será amizade, sexo, dinheiro, companheirismo? Se os valores não concordarem com os teus, então a relação acabará depressa. É preciso sempre ter em atenção em perceber os valores da pessoa por aquilo que ela faz e não aquilo que ela diz, a maioria das pessoas vai sempre dizer-te aquilo que queres ouvir.




Trabalha a beleza física. Mesmo sendo verdade que não podemos alterar a nossa beleza, a verdade é que podemos mostrá-la de diferentes formas. Por exemplo, quantas vezes costumas ir ao cabeleireiro? Ou fazer uma limpeza à pele da cara? São pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença. Outro exemplo é a roupa que se veste, uma atenção ao vestuário pode mudar completamente a tua aparência.
Desenvolve a beleza interior. Há imensas pessoas bonitas que têm um máu carácter: mentem, roubam e enganam os outros. A beleza deles será efémera, mas a tua poderá durar. Contruir um carácter baseado na integridade, em que podes ser bonito por dentro e por fora, faz com que as pessoas te vejam realmente como uma pessoa mais bonita.
Reconhece a beleza em ti. Olha para o espelho à procura de beleza. As coisas mais bonitas na vida estão muitas vezes escondidas ou são subtis, e o mesmo é verdade para a beleza nas pessoas. Talvez tenhas mãos bem proporcionadas, ou ombros perfeitamente definidos. Seja o que for, se for teu, reconhece-o e revela-o! E lembra-te sempre que uma pessoa confiante com o seu aspecto enche tudo à sua volta com beleza.



Mantém-te sempre preparado para novos problemas

A melhor forma de estar preparado para os problemas é aceitar que eles fazem parte da vida. Quem não os tem? Aceitem os problemas como parte das imperfeições, numa vida cheia de coisas maravilhosas.

Nunca percas o teu valor como pessoa

É um grande erro julgar que os problemas são uma consequência de erros do passado. Lembrem-se sempre que os problemas acontecem às pessoas mais santas do planeta. Nunca percam a confiança em vocês por causa de um problema.

Relembra-te das lições aprendidas

Ao contrário do que possa parecer, os problemas acabam para serem bons para ti, porque é uma forma de aprender uma lição. Já se a lição não for aprendida, há uma grande possibilidade de o problema se repetir.
Para cada problema que surja, aprendam a lição e conservem-na ao longo da vida.

Segue em frente

Quando o problema estiver resolvido (ou, se não tiver solução), segue em frente. Deixem de pensar nos problemas vezes sem conta, isso apenas vai aumentar a ansiedade e o stress.






Resolve os teus problemas

Agora que já tens em ti a coragem necessária, estás pronto a decidir na solução ou no passo seguinte. Lembra-te sempre que os sentimentos negativos só vão agravar os problemas. As circunstâncias só vão mudar quando começares a agir, depois de teres a solução encontrada!