Flag Counter

segunda-feira, 15 de junho de 2009


À meia-noite de hoje, os EUA farão uma mudança histórica: as estações televisivas passarão praticamente todas a emitir exclusivamente em sinal digital, abandonando o sistema analógico.

A Feira do Livro do Porto, que encerra hoje, deverá terminar com vendas 20 por cento superiores à do ano passado, em parte devido à transferência do certame do Palácio de Cristal para a Avenida dos Aliados

Um estudo científico revelou que as mulheres idosas que consumiam mais de três chávenas de café ou chá por dia mostraram menos perda de memória do que as que tomavam apenas uma, um efeito não verificado nos homens

Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

A proposta do Governo que estabelece o alargamento da escolaridade obrigatória de nove para 12 anos e consagra “a universalidade da educação pré-escolar para crianças a partir dos cinco anos” foi hoje aprovada por unanimidade no Parlamento.

Um responsável do grupo farmacêutico suíço, Daniel Vasella, declarou que a companhia pode equacionar a distribuição da vacina para a gripe A por um custo reduzido nos países mais pobres mas não coloca a hipótese da gratuitidade. A recusa da empresa responde ao apelo da OMS que pediu solidariedade da indústria farmacêutica. A GlaxoSmithKline já se comprometeu a distribuir 50 milhões de doses gratuitas.

O número de Interrupções Voluntárias da Gravidez (IVG) aumentou em Portugal desde o início do ano, um crescimento que pode estar associado à crise económica e aos receios do seu impacto no aumento da família, segundo alguns responsáveis clínicos

O número de guardas prisionais recomendado pelo estatuto da classe não está a ser respeitado. A acusação parte do Sindicato dos Guardas Prisionais que, em declarações à TSF diz que a falta de guardas pode ter facilitado a fuga de cinco reclusos, este fim-de-semana, do Hospital Prisional de Caxias.

As equipas masculina e feminina do Sporting renovaram , em Leiria, os seus títulos nacionais de clubes.

Luís Figo considera que Cristiano Ronaldo “vai viver um ano de intensa pressão” no Real Madrid, que na semana passada chegou a acordo com o Manchester United para contratar o futebolista português por cerca de 94 milhões de euros.

Os Los Angeles Lakers garantiram a conquista do seu 15.º título da NBA, ao derrotarem os Orlando Magic, por 99-86. A final terminou com um resultado de 4-1 favorável à equipa de Phil Jackson, que assim regressa aos títulos, algo que não conseguia desde 2002.

As taxas Euribor, praticadas nos empréstimos interbancários, voltaram hoje a cair, com a taxa a três meses a descer pelo quarto dia consecutivo, segundo o “fixing” da Federação Europeia dos bancos.

"Os fundos de investimento são um indicador avançado da economia e estão a crescer há três meses."
Francisco Ferreira da Silva, "Diário Económico", 15-6-2009

O número de pessoas empregadas nos 16 países da zona euro e nos 27 Estados-membros da UE caiu 0,8 por cento no primeiro trimestre do ano face aos últimos três meses de 2008, revelou hoje o Eurostat. Face ao primeiro trimestre de 2008, caiu 1,2 por cento quer na zona euro quer na UE.



O cabeça-de-lista do PPM às eleições europeias afirmou hoje que o partido estará disponível para colaborar num projecto do tipo da AD, congratulando-se com as declarações do líder parlamentar social-democrata Paulo Rangel de admitir formar coligação com o CDS/PP.

O historiador Rui Tavares viu hoje confirmada a eleição para o Parlamento Europeu em representação do Bloco de Esquerda, de acordo com fonte do Ministério da Administração interna. Depois de apuradas 4260 freguesias e 70 de 71 consulados, Rui Tavares viu ser-lhe atribuído pelo método de Hondt o lugar ainda em aberto no Parlamento Europeu (Portugal dispõe de 22 assentos no hemiciclo de Estrasburgo).

Três mulheres que aparentemente pertenciam a um grupo de nove estrangeiros sequestrados foram encontradas sem vida, no Norte do Iémen, afirmaram uma fonte do Governo e uma fonte tribal.

Os soldados paquistaneses lançaram uma ofensiva “alargada” contra os taliban, e garantem que só vão parar quando todos os rebeldes tiverem sido eliminados. Para já, o principal alvo é conhecido: Baitullah Mehsud, chefe dos Taliban do Paquistão (Tehreek-e-Taliban Pakistan, TTP), e seus apoiantes.

A União Europeia chegou a acordo com os Estados Unidos sobre as condições para a transferência de detidos de Guantánamo para a Europa.

A Casa Branca qualificou o discurso do primeiro-ministro israelita como “um passo em frente” para a paz no Médio Oriente. Mas para a Autoridade Palestiniana (AP), é uma prova de que as potências mundiais deveriam isolar Benjamin Netanyahu.

O Supremo Líder ayatollah Ali Khamenei disse ao candidato presidencial derrotado, o moderado Mir-Hossein Mousavi, para prosseguir a contestação dos resultados das eleições de 12 de Junho pela via legal. “Deveria prosseguir a questão pelas vias legais”, afirmou o ayatollah, segundo a televisão do Estado. O Conselho dos Guardiões anunciou entretanto ter recebido duas queixas formais e disse que daria um parecer no prazo de 10 dias.

O ministro das Obras Públicas reafirmou, esta segunda-feira, que a alta velocidade ferroviária é uma prioridade política do Governo. Mário Lino garantiu que o projecto «vai gerar benefícios, pelo menos, durante todo o século XXI».