Flag Counter

quinta-feira, 18 de junho de 2009



Vivemos numa sociedade que é frequente a discriminação de pessoas que são diferentes. Fomos todos ensinados a crer que normal, é ser-se heterossexual. Este ensinamento pode causar grande dor aos homossexuais, lésbicas e bissexuais.




HOMOFOBIA
Um medo irracional e irrealista da homossexualidade. A homofobia é perpetuada pelos preconceitos e esteriotipos negativos que existem à volta do termo homossexualidade. A homofobia pode levar a ódios, discriminação e violência em relação aos homossexuais. Tanto os heterossexuais como os homossexuais podem ser homofóbicos.


HETEROSSEXISMO
O ponto de vista para o qual a sociedade parte do princípio que todos são heterossexuais, e que os homossexuais são de alguma forma inferiores aos heterossexuais.


TRAVESTI
Alguém que obtém prazer ao vestir-se com roupas normalmente associadas ao sexo oposto. Se bem que os termos homossexual e travesti tenham sido utilizados como sinónimos, são de facto conceitos diferentes. A maioria dos travestis são heterossexuais


TRANSGENDER
Indivíduo que não segue a identificação de género tradicional. Neste grupo incluem-se além dos transexuais, indivíduos que gostam de usar roupas do sexo oposto em certas situações, pessoas com aparência ambígua em termos de género, etc.


TRANSEXUAL
Uma pessoa que pensa e se comporta no seu dia a dia na sociedade de acordo com o género oposto ao seu sexo biológico. Dito de outra forma: uma pessoa em que o género e sexo não são coincidentes. Muitas vezes (mas nem sempre) sujeita-se a uma operação de mudança de sexo. Os termos pré-operatório e pós-operatório distinguem os Transexuais que fizeram a cirurgia de mudança de sexo dos que ainda não a realizaram. Um Transexual Não-operatório é uma pessoa que, por qualquer razão, não pode ou escolheu não ser operada.



BISSEXUAL
Uma pessoa que se sente atraída emocionalmente, espiritualmente, e fisicamente de forma semelhante por pessoas dos dois géneros. Algumas pessoas identificam-se como bissexuais num certo grau.



GAY
Normalmente usa-se o termo para indicar o homossexual masculino. Em algumas situações pode indicar a pessoa homossexual (masculino e/ou feminino), assim como a comunidade homossexual em geral.


HOMOSSEXUAL
Uma pessoas que se sente maioritariamente atraída emocionalmente, espiritualmente, e fisicamente por pessoas do mesmo género

Santana diz que «na Avenida da Liberdade só se devem realizar manifestações em datas muito especiais».


O que Santana Lopes gostaria e ainda não teve coragem de assumir era proibir todas as manifestações e calar todas as vozes que pretendem dar combate às injustiças e às políticas que as provocam

E como cidadão de um país livre e democrático acho que os "gays", as feministas, os sindicalistas ou qualquer outro grupo de cidadãos têm o direito de se manifestar publicamente desde que respeitem a lei e a ordem estabelecidas.

O calor que se sentiu hoje em Lisboa não chegou para aquecer

Lisboa



Tecla assente é a discriminação que muitos dizem sentir

“As nossas diferenças fazem a diferença”

Todos idênticos e sem quaisquer traços distintivos

Lisboa



Homossexuais dos dois sexos começam a assumir-se como pais e a criar os filhos com companheiros do mesmo sexo.

Animação, muita animação, sem preconceitos ou tabus

a identificação não é total, o mundo "gay" continua muito organizado em função dos homens

Lisboa



«Não prestamos declarações.»

Para este ano a Associação Ilga Portugal constituiu um grupo de trabalho independente para a produção do Arraial. Será um modelo novo de produção, uma nova aposta na realização da maior festa LGBT de Portugal.

Este ano comemoram-se os 40 anos de Stonewall, e os 25 anos da morte de António Variações.

Por motivos de obras no Terreiro do Paço o arraial será realizado em Belém.

HORÁRIO ARRAIAL

Restauração e programação - a partir das 15H00

Expo arraial – a partir das 12H00

Queer Games – 18h00 às 19h30

Arraialito - das 16h às 19h

Tenda Lounge [A partir das 16H00 até 20H00]

Rainha Malvada ( DiscóRace Masmorra)

LorenzFactor

Natasha Semmynova

Bruna Meneghel

Helena Martins

Kassandra

18H30 – Queer Games

Palco Principal [A partir das 20H00]

Plastic Poney

BadLovers & Hysteria Iberika

Deborah Kristall & Companhia

Les Baton Rouge

La Terremoto de Alcorcon

Dj: Miss T & Hush HushVj Phaustino

Dj :Rui Murka
Como já vem sendo habitual, o Arraial Pride contará com a participação de stands da responsabilidade de associações e colectivos LGBT e instituições de interesse social e humanitário bem como de estabelecimentos LGBT ou LGBT-friendly (bares, discotecas e restaurantes).
Estes stands, distribuídos pelo recinto, possuirão a múltipla função de:
* fornecer comes-e-bebes e apontamentos locais que tornam a noite mais colorida, divertida e participada,
* divulgar as associações e colectivos participantes e respectivas actividades que passa pela distribuição de material de informação e prevenção de, nomeadamente, infecções sexualmente transmissíveis, racismo ou de homofobia.


Um carteiro que foi insultado como "efeminado", "maricas" e "gaja" pelo seu patrão ganhou um processo em tribunal no valor de 2800 euros por discriminação aos correios britânicos.

Quase o dobro dos Australianos apoiam a igualdade ao casamento civil por parte de gays e lésbicas quando comparados com os que se opõem, segundo uma sondagem divulgada hoje.

O President Barack Obama vai receonhecer direitos para parceiros do mesmo sexo de funcionários federais.

O Supremo Tribunal do Estado da Georgia anulou uma sentença que proibia a 'exposição' de crianças a 'homossexuais' por parte do pai após divórcio.