Flag Counter

terça-feira, 26 de maio de 2009


Cannes deu-lhe o prémio e o jovem realizador português agradeceu com uma dose de perspectiva. Quer fazer mais cinema, sim, está feliz, mas resiste ao deslumbramento. Actor, editor, estudante e futebolista eternamente adiado, João Salaviza traz uma Palma na bagagem.

Uma descoberta de Robert Furchgott valeu-lhe o Nobel da Medicina de 1998, e contribuiu para desenvolver um medicamento cuja fama deu a volta ao mundo: o comprimidinho azul Viagra, capaz de repor a potência sexual masculina durante tempo suficiente para ter relações sexuais. Morreu esta semana, em Seattle, aos 92 anos.

O novo vírus da gripe, que galvaniza as notícias há semanas, é um descendente directo do vírus que causou a maior pandemia de sempre da história da humanidade, a "mãe de todas as pandemias", como dizem alguns: a gripe espanhola de 1918. Estará a história prestes a repetir-se?

Os docentes de línguas estrangeiras entregam amanhã ao Presidente da República uma carta em que contestam a proposta do Governo para a revisão do Estatuto da Carreira Docente Universitária

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados Rogério Alves considera que a iniciativa de convocar uma assembleia geral extraordinária da Ordem com vista a "correr" com Marinho Pinto do cargo de bastonário é uma estratégia "disparatada" e defende uma "solução capaz de garantir a coexistência pacífica entre os advogados até ao fim do mandato".

A NTV exibiu imagens da criança russa que foi retirada à família Pinheiro a ser esbofeteada pela mãe biológica que acusou o casal português de querer vender Alexandra para "retirar órgãos".

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos acusou esta segunda-feira o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, de ser um “mau exemplo para a sociedade”, após alegadamente ter insultado um funcionário da Direcção de Finanças de Lisboa.

Ainda antes de começar o jogo de futebol entre o José Galvez e o Universitário de Deportes, em Lima, capital do Peru, as bancadas do estádio foram invadidas por violência entre os adeptos e a polícia. Vários agentes receberam tratamento hospitalar e oito adeptos do Universitário foram detidos.

A bolsa de Lisboa encerrou positiva, acompanhando a recuperação das congéneres europeias e das norte-americanas, num movimento de reacção imediata à subida do índice de confiança dos consumidores dos EUA para níveis semelhantes aos de antes da falência do Lehman Brothers, em Setembro do ano passado.

O PCP vai propor esta tarde à comissão de inquérito ao caso BPN, depois da audição de Oliveira e Costa, a apresentação de uma queixa-crime contra o Banco de Portugal por desobediência qualificada, por se ter recusado entregar ao Parlamento documentos considerados essenciais para o apuramento dos factos.

Oliveira Costa acusou hoje Dias Loureiro de ter mentido quanto ao teor das suas declarações sobre a reunião com António Marta, ex-vice-presidente do Banco de Portugal

A deputada e candidata ao Parlamento Europeu pela CDU, Ilda Figueiredo, manifestou-se hoje “indignada” com o facto de o Gabinete do ministro da Economia ter dado instruções para que não fosse permitido aos representantes da comunicação social assistirem ao encontro entre elementos da candidatura e representantes dos trabalhadores no interior do edifício da Direcção Regional de Economia do Centro, em Coimbra.


Três soldados da missão da NATO no Afeganistão e um civil afegão foram mortos hoje quando um carro armadilhado explodiu à passagem de uma coluna militar no Leste do país.

A Rússia prevê já como “inevitável” a aplicação de uma dura resolução de condenação pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas aos mais recentes testes nucleares feitos pela Coreia do Norte.

As autoridades birmanesas levantaram hoje a prisão domiciliária da líder da oposição Aung San Suu Kyi mas mantém-na em detenção enquanto continua o julgamento.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou a nomeação da juíza Sonia Sottomayor para o Supremo Tribunal. Nunca antes um hispânico tinha ocupado um lugar no Supremo.

A ilha das Flores integra, a partir de hoje, a rede mundial de reservas da biosfera da UNESCO, por decisão do Conselho Coordenador Internacional do programa “O Homem e a Biosfera”. É a terceira ilha açoriana a fazer parte desta rede, depois do Corvo e Graciosa que receberam tal designação em Setembro de 2007.



Tuga, quem não adora peludos?