Flag Counter

terça-feira, 30 de agosto de 2011



O Woof X abriu a 22 de Abril (curiosamente, a mesma data de inauguração do Labyrinto) e pertence a David Canelas e Ricardo Morgado. O primeiro é também responsável pelo bar Woof Lx, que está prestes a comemorar o primeiro aniversário. Ambos os espaços apelam ao público bear (“ursos”), uma subcultura gay que valoriza a virilidade tradicional na aparência e no comportamento – e que nos últimos anos tem tido uma maior visibilidade em Lisboa.

“O Woof X é um complemento do Woof Lx, mas com uma vertente mais fetichista e intimista ligada à cultura bear”, explica Rodrigo Lopes. “Em Espanha, Inglaterra ou na Alemanha este tipo de espaços é muito comum, mas até agora não havia nada semelhante em Portugal.” Isto sem esquecer que a discoteca Bric, remodelada em Novembro passado, e o bar Max, fechado há mais de dois anos, tiveram durante muito tempo um “quarto escuro” em funcionamento.

O bar fica no 2B da Rua Manuel Bernardes. Abre de segunda a domingo, entre as 22.00 e as 04.00. A porta está fechada, mas não se paga entrada. O balcão fica à direita de quem entra. A zona de sexo está em fundo, ao lado das casas de banho. Há “glory holes” e um ecrã que passa pornografia. São distribuídos preservativos gratuitamente. Há pouca luz e a área é pequena. Se alguns podem falar em aspecto rústico, outros dirão que a atmosfera kinky está toda nisso.

Apesar de haver em Lisboa cada vez mais espaços gay para práticas sexuais (nos últimos meses abriram mais duas saunas), Rodrigo Lopes entende que todos têm o seu papel. “O fetichismo ligado ao cabedal, à borracha, à roupa desportiva ou à dominação e submissão não tem grande expressão nos outros espaços”, diz. “À partida, quem aqui vem conhece o meio e a atitude fetichista, ninguém fica constrangido.”

Ao contrário do que seria de supor, não é preciso ser-se bear para entrar no Woof X. As mulheres, por exemplo, são bem-vindas. “Cada um está na sua”, diz o gerente. “Faz parte da cultura fetichista aceitar e respeitar os outros.”

Bar Woof X. 21 394 0480. Rua Manuel Bernardes, 2B (Praça das Flores). Seg-Dom, 22.00/04.00.

Sem comentários: