Flag Counter

sexta-feira, 15 de maio de 2009


A 62ª edição do Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 13 a 24 de Maio.
Seis realizadores portugueses vão marcar presença no Festival Internacional de Cinema de Cannes, que começa esta quarta-feira, em França, prolongando-se até dia 24 de Maio.
João Pedro Rodrigues, Pedro Costa, João Nicolau, Mónica Baptista, Hugo Vieira da Silva e João Salavisa, este estreante no certame.
João Salaviza, de 25 anos, leva o filme «Arena», curta-metragem seleccionada para a competição oficial e que acaba de ser premiada no festival IndieLisboa.
«Arena», que passa no dia 23 na competição oficial de curtas-metragens, conta a história de Mauro, um rapaz que está a cumprir uma pena em prisão domiciliária e enfrenta o dilema de transgredir a lei para acertar contas com um grupo de miúdos marginais.
No dia 22 estreia em Cannes a terceira longa-metragem de João Pedro Rodrigues, «Morrer como um homem». O «filme está seleccionado para a secção «Un Certain Regard».
O filme foi baseado na história de vida do travesti Ruth Bryden, mas o enredo de João Pedro Rodrigues inclui ainda histórias e testemunhos de outras pessoas ligadas ao universo das drag queen.
Na Quinzena de Realizadores, evento paralelo, mas ligado ao festival, foram seleccionados a longa-metragem «Ne change rien», filmada a preto e branco, de Pedro Costa, e a curta-metragem «Canção de amor e saúde», de João Nicolau.
Hugo Vieira da Silva, radicado na Alemanha, apresentará «Red Cross», com rodagem marcada para Novembro em Berlim e que será co-produzido pela produtora Flying Moon (Alemanha) e Contracosta (Portugal).
Destaque ainda para Leonor Silveira, actriz e sub-directora do Instituto do Cinema e Audiovisual, que integrará o júri da secção Cinefondation e das curtas-metragens.

Sem comentários: